domingo, 5 de abril de 2020

Receita Proibida - ARROZ




INGREDIENTES

2 xícaras (250 ml) de arroz
4 xícaras (250 ml) de água
2 dentes de alho
1/2 colher de sal
óleo


MODO DE PREPARO

Primeiro de tudo, quando for cozinhar qualquer coisa que seja, ponha todos os ingredientes em ordem. Isso poupa tempo de preparo e as chances de se esquecer algum ingrediente é mínima. Na culinária existe um termo francês para este processo, chama-se: "Mise En Place". Use para impressionar seus convidados.

Pegue uma panela e deixe no fogão. Coloque um pouco de óleo na panela, mas não muito para o arroz não ficar oleoso. Descasque os dentes de alho, rale e jogue na panela. Ponha o sal. Coloque as duas medidas de arroz na panela. Agora meça as quatro medidas de água e reserve numa vasilha, jarra ou o que for. Ligue o fogo alto. Use uma colher para mexer o arroz e os outros ingredientes. Vá refogando e fritando o arroz com o alho e o sal. Depois de uns três minutos jogue a água toda de uma vez na panela. ATENÇÃO! Nessa parte tome cuidado, pois a água quando entrar na panela quente vai começar a ferver e ir pra todo lado, cuidado para não se queimar. Mas também não é tudo isso não, é tranquilo. Mexa o arroz com a colher pra soltar qualquer possibilidade que tenha ficado no fundo da panela. Deixe a panela destampada. Quando a água não estiver mais na superfície, abaixe o fogo para o mínimo possível e deixe assim até secar completamente. Não se afaste do preparo, qualquer descuido e o arroz queima! Verifique com a colher, afastando o arroz, se o fundo da panela está seco. Se tiver, pode desligar o fogo. O seu arroz está pronto.

PS: Variações podem ser feitas. Como por exemplo, acrescentar milho e ervilha na hora de refogar, ou cenoura ralada, brócolis, chuchu, louro, colorau... seja criativo! ou não.

PS 2: Ah! mas eu não tenho uma xícara de 250 ml, não seja por isso, use qualquer recipiente que você preferir. Mas lembre-se, o recipiente que você usar para medir o arroz, deve ser estritamente o mesmo para medir a água. Sempre nessa proporção, duas medidas de arroz e quatro de água.

Bem, não quero dizer aqui que a minha receita é a melhor ou a certa. Tenho certeza de que vários outros modos de preparo são possíveis e igualmente maravilhosos. Este é apenas o meu modo. São dicas de quem não sabia nem ferver água e aprendeu a fazer uma refeição decente. Pela emancipação de todos os seres humanos! Cozinhar é libertar-se!