terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Pastel chinês, minha paixão!

Sempre que vou ao centro da cidade tenho que comer pelo menos um pastel chinês, senão a viagem terá sido em vão! Pastel chinês é vida, e vida com abundância! hahaha

Pesquisei aqui no Sr. Google, uma receita que fosse igual, ou pelo menos semelhante, ao pastel que sempre compro lá no centro da cidade, e encontrei essa daqui. Ela é super fácil de se fazer! Mas, antes da receita, vou colocar um pouco da controversa origem do mesmo...


Há discussões sobre a origem do pastel.

De acordo com o professor Ricardo Maranhão, coordenador do Centro de Pesquisas em Gastronomia Brasileira da Universidade Anhembi Morumbi, a trajetória desta receita é difícil de ser rastreada, pois nunca foi muito pesquisada. Ele acredita que o pastel frito, tipicamente brasileiro, é originário da Europa, onde haviam várias receitas de massas ou pães recheadas e levadas ao forno ou cozidas, denominadas pastéis. Mais especificamente, ele crê que o prato tem suas raízes em Portugal, onde há registro de uma receita de camarão envolto em massa crocante e frita, datada de 1680.

Porém, segundo Marcelo Angele, professor de gastronomia do Senac, o pastel deriva dos rolinhos-primavera, da culinária chinesa, e dos guiozas da culinária japonesa. Na versão dele, os pastéis foram introduzidos por imigrantes chineses, que adaptaram a receita aos ingredientes disponíveis no Brasil, e os japoneses, durante a Segunda Guerra Mundial, difundiram o prato, abrindo pastelarias no intuito de se passarem por chineses para se livrarem da discriminação que havia na época em razão da guerra.

O pastel, como hoje conhecemos no Brasil, iniciou a sua difusão na década de 1940 por meio dos descendentes de imigrantes japoneses em Santos. A receita rapidamente se espalhou por São Paulo e depois pelo resto do país.  (fonte - Wikipédia)


Agora que já fomos alimentados pelo conhecimento infinito da Wikipédia, vamos ao que interessa...



A RECEITA


* Separe os ingredientes

Será necessário uma xícara e meia de farinha de trigo,

uma colher de chá de fermento comum,
duas colheres de sopa de manteiga, um ovo e sal


* Fazendo o recheio

Lembrando que você pode usar o recheio que preferir, mas no caso, esse daqui é de carne. Eu prefiro de frango! hahaha

Para o recheio você vai precisar de carne moída, pimentão, tomate, cebola, alho, sal, sazon e massa de tomate. Se quiser pode acrescentar orégano e salsinha, ou outros temperos, é só refogar a carne moída com todos os temperos.


* Iniciando o preparo

Peneire o trigo, o sal e o fermento. em um mármore, você vai abrir um buraco no meio, e colocar a manteiga e o ovo, misturando na ponta dos dedos como se fosse uma farofa, borrifando com água até que a massa possa saltar da sua mão.

Deixe a massa descansar por aproximadamente 25 minutos, depois disso estique ela bem com um rolo, ela precisa ficar bem fina. Corte-a em pedaços, e recheie bem.


* Fritura

Coloque bastante óleo na panela e depois coloque os pastéis para fritar. Em uma vasilha coloque papel toalha para que possa escorrer a gordura, e depois é só servir.


Testarei a receita e colocarei aqui no blog as fotos!
Zhù nín hǎo wèikǒu! (segundo o Google, é "bom apetite" em chinês)



fonte da receita - Como Fazer

4 comentários:

  1. Eu não fazia ideia de que o nome desse negócio era pastel chinês '-'
    É tão bom!!!
    Onde compro não tá escrito o que é e o atendente fala o português daquele jeito, sabe? kkk
    Parece fácil, "parece" rsrs.

    Deus abençoe.
    Beijo, Cah.
    http://osfrutosdosonho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Vc testou a receita? Fica boa mesmo como o pastel do centro? :)

    ResponderExcluir
  3. Vc testou a receita? Fica boa mesmo como o pastel do centro? :)

    ResponderExcluir
  4. testei! mas não ficou tão bom. achei uma outra receita que ficou bem melhor! postei aqui no blog também! a receita é do canal Panelaterapia. também uso pra pastéis assados, fritos e pizzas! fica perfeito!

    https://youtube.com/watch?v=It2f0OzefUM

    ResponderExcluir