quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Blue Book: Os Arquivos Secretos


O projeto Blue Book da Força Aérea dos EUA analisou 12.618 casos de avistamentos de objetos voadores não-identificados (OVNIS) entre 1947 e 1969. Agora, o trabalho foi totalmente digitalizado e organizado pelo entusiasta John Greenewald e está disponível para curiosos e pesquisadores na internet.


— Eu sou um caçador de histórias. Eu acredito que esse material deveria ser acessível. Segredos não são coisas ruins. Eu acho que nós deveríamos conhecer essa história e ela deveria estar nos livros. — disse Greenewald, em entrevista à CNN.


O caso Exeter, um dos 701 sem explicação
O trabalho de Greenewald começou há 15 anos, quando ele solicitou legalmente as informações catalogadas pelo projeto ao governo dos Estados Unidos, com base na lei de Liberdade de Informação. Antes da publicação dos dados, o Blue Book estava disponível para consulta pública, em microfilme, no Arquivo Nacional, em Washington.

O objetivo, diz Greenewald, é atiçar a curiosidade pública sobre o assunto, para que o governo seja pressionado a liberar mais informações.


— É apenas a ponta do iceberg — disse Greenewald.


As informações publicadas no site são vastas e é possível buscá-las por palavras chave. São mais de 12 mil PDFs, um para cada caso, entre os quais estão alguns casos clássicos da ufologia, como o avistamento de Exeter que ocorreu em 1965 e assim como outros 701, continua sem explicação.

Cada caso catalogado reúne documentos, fotos, recortes de jornal e relatos das testemunhas, além da análise da Força Aérea americana.

Os arquivos podem ser acessados aqui.


para saber mais - The Black Vault



via - O Globo e Catraca Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário