sexta-feira, 10 de julho de 2015

Sebo: A Importância do Ato de Ler


Adoro ler. Desde muito jovem já lia quadrinhos do Homem-Aranha e Turma da Mônica. Acho as histórias em quadrinhos muito importante para estimular o hábito da leitura em crianças e jovens. Hoje já não leio tantos quadrinhos, meu interesse se voltou para os livros. Descobri que os livros são tão fascinantes quanto os quadrinhos que lia, ou até mais.

Comecei comprando livros nas livrarias do shopping, mas logo descobri o Submarino e seus preços maravilhosos, desde então só comprava pela internet. Os livros sempre chegaram em perfeito estado e num prazo super rápido. Teve uma vez que o livro que comprei chegou todo rasgado, entrei em contato com o site e a troca foi realizada com sucesso, pode comprar no Submarino, é seguro.
Existe uma experiência, pra mim, mais prazerosa do que ler livros, comprá-los! Hoje, graças às promoções do site, meu lado consumista se revelou e tenho mais livros do que consigo ler. Não se preocupe, minha esposa e eu já estamos nos tratando dessa febre do Submarino, ou tentando.
Mas, recentemente, descobrimos o prazer de ter livros usados. Sim, livros de sebo. Aquele mesmo sebo onde comprava os meus quadrinhos, hoje me vende os livros.


Banca do Zenor (Centro de Vitória)
Ir ao sebo é uma experiência totalmente diferente de ir a uma livraria. A primeira diferença são os livros, logicamente. Os livros da livraria são novíssimos, normalmente sem arranhões nas capas ou amassados, e o cheiro de tinta é evidente, mas é só. Os livros do sebo são únicos, cada um deles conta uma história, e não estou falando do conteúdo. Eles tem amassados, muitas vezes anotações, passagens favoritas sublinhadas, marca páginas há muito esquecidos pelo antigo dono marcando o próximo capítulo que seria lido, dedicatórias de amor, bilhetes... São livros que tem história, que tem vida, que já foram amados e estão lá para amarem e serem amados de novo! Essa é a real diferença entre um livro de sebo e o de uma livraria do shopping. Existe uma outra pequena diferença também, o preço.

No sebo os preços são muito mais acessíveis que na livraria. Livros de 70 reais, já encontrei por 25 reais, livros de 40 reais por 20 reais, livros de 20 reais por 8 reais. E muitos sebos, senão todos, trabalham com algum sistema de trocas, um livro por outro, ou dois livros por um, depende do sebo. Caso você queria trocar algum livro que já leu e não gostou, ou simplesmente queira reformular sua coleção é bem interessante esse sistema.

Existe um filme com o Anthony Hopkins chamado: "Nunca te vi, sempre te amei", que mostra a amizade de um senhor inglês que trabalha num sebo e uma norte-americana apaixonada por livros. É um ótimo filme, vale apena.

Existem também sebos online! Sim, existem! No Facebook por exemplo, tem páginas só dedicadas a troca e venda de livros usados, muito bacana. O sebo viabiliza um consumo sustentável e muito mais saudável. Pra quem, como nós, ama os livros, ir ao sebo é sagrado, é uma experiência divina. Caso ainda não tenha ido, visite, não irá se arrepender.


Livros da Leia.me

Aqui em Vitória existem alguns sebos espalhados pela cidade. O que eu frequento desde criança e recomendo é a Banca do Zenor. Lá existe o sistema de trocas de um livro por outro. É ótimo. Ela fica localizada na Avenida Princesa Isabel, atrás da agência dos Correios, em frente ao Porto.

No Facebook, eu recomendo a página Leia.me, do amigo natalense Thiago Rafael.
Eles sempre têm ótimos livros com preços maravilhosos! Um livro que vi na Saraiva por 70 reais estavam vendendo por 25 reais! Minha esposa me presenteou com cinco livros do Paulo Coelho, foi 8 reais cada, lindíssimos! Acredito que eles façam entregas pelos Correios. Corre porque os livros vendem muito rápido!


Leia.me no Facebook - Leia.me

Nenhum comentário:

Postar um comentário